Gastronomia

A gastronomia de Portugal é uma das mais famosas do mundo devido à diversidade e à riqueza dos seus bons ingredientes. Em Portugal come-se bem e com qualidade. Destacam-se principalmente iguarias como os pratos de bacalhau e o delicioso Pastel de Nata. Os vinhos, o azeite e os queijos são também algumas das especialidades gastronómicas muito apreciadas pelos portugueses.
Confira abaixo algumas das comidas típicas de Portugal:

Pratos de Bacalhau

O bacalhau é uma das comidas típicas de Portugal, sendo o peixe mais consumido no país. Existem diversas formas de prepará-lo, seja como entrada, ou como prato principal.

Entre os diversos pratos destacam-se o típico pastel ou a patanisca de bacalhau, um delicioso Bacalhau à Gomes de Sá ou um Bacalhau com Natas.

Francesinha

A francesinha foi criada no Porto e deve sem dúvida ser provada no norte do país.

A francesinha é feita com fatias de pão, bife, chouriço, bacon, queijo, fiambre, ovo e um delicioso molho.

Cozido à portuguesa

O cozido à Portuguesa é um dos pratos mais tradicionais de Portugal, sendo muito apreciado principalmente quando o tempo começa a arrefecer. O cozido é caracterizado por uma mistura de sabores fortes: feijão, batata, couve, nabo, cenoura, carne de porco, vitela e frango, além de chouriço, morcela e alheira. Cada região de Portugal tem a sua diferente versão deste prato.

Pastel de Nata

O Pastel de Nata é sem dúvida um dos doces de pastelaria mais apreciado pelos portugueses e pelos turistas, que fazem longas filas nos Pastéis de Belém, em Lisboa, para provar esta deliciosa iguaria. O Pastel de Natal pode ser comido quente ou frio e pode ser acompanhado com açúcar em pó e/ou canela.

Ovos-moles

Os ovos-moles de Aveiro são internacionalmente conhecidos e só podem ser fabricados em Aveiro. Com diversos formatos alusivos ao mar, os ovos-moles são feitos com gema de ovo, açúcar e água e cobertos por hóstias. Este doce foi criado pelas freiras do Convento de Jesus de Aveiro, pois como usavam as claras para tarefas domésticas, decidiram adicionar açúcar às gemas para não as desperdiçar. Assim nasceram os ovos-moles!

error: Content is protected !!