Educação

Portugal é também um ótimo destino para quem deseja estudar. De acordo com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), em 2016 Portugal estava na 41ª posição mundial no ranking da educação enquanto o Brasil ocupava o 79º lugar.

O sistema de educação público é o mais utilizado em todo país, embora existindo também escolas privadas nos diversos níveis de educação. O sistema de educação em Portugal está organizado em ensino básico, secundário e superior, sendo iniciado obrigatoriamente para todos os alunos aos 6 anos de idade e terminando a escolaridade obrigatória quando o aluno completa o 12º ano de escolaridade ou atinge a maioridade (18 anos).

Relativamente ao ensino superior, o país reúne algumas das melhores universidades do mundo, que estão situadas principalmente nas cidades de Lisboa, Porto, Braga e Aveiro.

Nos últimos anos, muitos brasileiros estão a mudar-se para Portugal com o objetivo de frequentar a faculdade, isto porque existem 34 instituições de ensino superior portuguesas que aceitam a nota do ENEM, como forma de ingresso.
É importante ressalvar que todas as universidades portuguesas cobram anuidade, inclusive as públicas. Os valores podem variar entre os mil e sete mil euros por ano, dependendo da universidade e do curso escolhido. Convém esclarecer que algumas universidades cobram uma anuidade específica para estudantes internacionais, cujo valor é superior do que àquela fixada para os estudantes nacionais.

error: Content is protected !!