Clima

Portugal está situado no extremo sudoeste da Europa e inclui os arquipélagos da Madeira e dos Açores, no Oceano Atlântico. O seu clima é predominantemente mediterrânico e as estações são bem marcadas.

Sendo um país no hemisfério norte, o clima em Portugal é oposto ao clima do Brasil. A primavera compreende os meses de Março, Abril, Maio e Junho, sendo que o verão vai até ao mês de Setembro. O outono fica até Dezembro e os meses de inverno começam em Dezembro e estendem-se até Março.

Embora Portugal seja um país pequeno, o clima consegue ser bastante diferente de região para região, sendo influenciado pelo relevo, latitude e proximidade do mar. No verão, os dias de sol são convidativos para uma ida às praias de água amena do sul e no inverno, ainda que por vezes chuvoso e ventoso, é possível esquiar e brincar na neve na Serra da Estrela. No outono e na primavera registam-se frequentemente dias ensolarados com temperaturas amenas, embora por vezes com alguma probabilidade de chuva.

As temperaturas anuais médias diferem muito de cidade para cidade e podem ir dos 10ºC aos 18ºC. O verão é caracterizado por temperaturas que podem chegar aos 40ºC e por ser uma época muito seca em que raramente chove. Já no inverno as temperaturas mínimas podem chegar aos -5ºC, sendo que a chuva e o vento são a norma durante esta estação do ano.

error: Content is protected !!